Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Toussaint, c'est parti!

Depois de dois meses de aula, temos nossas primeiras férias na França: vacances de toussaint!
Não sei se todo mundo sabe, mas acho válido explicar que aqui nós temos algumas "semanas de férias" perdidas pelo ano e, consequentemente, nossas férias a cada 6 meses (como no Brasil) não são tão grandes (principalmente quando teremos que estagiar nas férias hauhauhaa).

Férias de toussaint: quase uma semana-do-saco-cheio. O dia de toussaint (todos-os-santos, em português) é que rege essa semana de férias. Ela consiste naquela em que o dia 01 de novembro está incluso e praticamente todas as escolas oferecem essa semaninha livre para descansar (e viajar rs).


Enfim, como parte do intercâmbio nós decidimos viajar para algum outro país. No caso, alguns outros países. Bélgica, Holanda e Luxemburgo, a tão falada Benelux (confesso que não ouvia esse nome desde minhas aulas de geografia do ensino fundamental rs).

Começamos a nos preparar com hosteis, passagens e lugares para visitar com cerca de um mês e meio de antecedência. Fomos em oito pessoas: eu, Rayanne, Flávio, Aline, Paulo, Avatar, Luiz Gustavo e Filipe. Houve a discussão entre fazer a viagem de carro ou de trem, visto que os países são próximos. Mas, pela comodidade e quantidade de motoristas, optamos por ir de trem.

E a maior surpresa foi ver que anunciaram uma greve da SNCF (empresa responsável pelo transporte ferroviário) logo antes das férias. Acabou nossa viagem, pensamos. Após acompanhar várias notícias, vimos que nossos trens não seriam afetados! Ufa! E, ah, vale aqui um parêntese: até as greves na França são bem organizadas! Tínhamos informação de todos os trajetos que seriam cancelados, funcionários para explicar a situação para os passageiros, opções de novos trens, etc... Outro nível!

Enfim, o desafio agora era fazer caber tudo em nossas míseras malinhas. E sempre acabamos levando coisas em excesso rs. Arrumar a mala foi uma das partes mais divertidas, até o furacão Sandy passou pela casa do Flávio! hahaha

Malas e lanchinhos preparados, fomos para o último laboratório do dia com as malas. Ainda bem que não era só a gente a fazer isso, maior vergonha! Acabada a aula, 18h, saímos correndo para encontrar a Rayanne e ir pegar o trem, que estava marcado para 19h. Trajeto de medos, pois todo mundo estaria saindo de férias, ou seja, transporte coletivo para chegar até a gare de Nantes extremamente lotado. Mas no fim, deu certo!

 

Nós três pegamos o trem e chegamos em Lille por volta de 23h30, onde passaríamos a noite. Ficamos na casa do Luiz, centralien Lille, conhecemos a residência e vimos a Centrale Lille de longe. Lá, encontramos também o Filipe, da Poli-USP. Os dois se juntariam a nós na viagem.

Na manhã seguinte, partiríamos cedinho para a Bélgica. Primeiro destino: Brugges. E com a notícia de que a segunda parte do nosso grupo, que sairia de Nantes no sábado de manhã, havia perdido o trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário