Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Paris, sua linda!

Há um mês atrás, 12 de outubro, fui para Paris pela segunda vez (já tinha ido antes em agosto, com o Zé). Agora fui com o pessoal de Vichy. Teoricamente, combinamos só com o pessoal da UNICAMP mas acabou indo mais gente! Levei minhas malas pra aula, que acabava às 18h. Meu trem saía de Nantes às 19h rs

Estava combinado desde Vichy que iríamos para lá no meio do semestre, só faltava decidir a data. E não é que deu certo? Eu e o João Victor (UNICAMP - Marseille) chegamos lá na sexta-feira à noite depois de um atraso de 20 minutos do meu trem, o que fez com que ele ficasse esperando na Gare dele (sim, chegamos em gares - estações de trem - diferentes, existem cinco só em Paris). A Pati Sacoda (UNICAMP - AgroParisTech) estava me esperando na estação e iria me abrigar durante minha estada na cidade-luz.

Cheguei, encontrei a Pati e fomos buscar o João para ir descansar para o dia seguinte, já que chegamos por volta das 23h. Deixo escrito aqui que a Pati mora num apartamente muito lindo e, realmente, numa cidade universitária, uma graça os predinhos!Acordamos cedo, e fomos encontrar o pessoal de Lille na gare: Luiz, Victor, Filipe, Bruno, Vitória e Giulia.


   

De lá, começamos nossa visita turística. O planejado era visitar os lugares mais clichês pois a maioria não tinha ido para Paris ainda. Tiramos muuuitas fotos em cada lugarzinho que passávamos. Estava bem frio e, para nosso azar, começou a chover no sábado de manhã.

Visitamos a Bastilha e o Jardim de Tuileries até chegarmos na Place de la Concorde, no final da Champs Élysées. O jardim é muito bonito! Pena que acabamos não pegando um céu azul para usar de fundo nas nossas fotos, que já estão muito boas! Sentar naquelas cadeirinhas na beira da fonte foi muito bacana, entrou pros momentos que você pensa "nossa, realmente estou na França... Quantas vezes vi isto por foto!".

 

 

 
  

De lá, o objetivo era ir para a Torre Eiffel, a tão imponente Torre Eiffel. Fizemos o percurso a pé, passando pela ponte Alexandre III e por um jardim bem bonito (me perdoem, não sei exatamente o nome). E ela estava lá, nos aproximávamos cada vez mais e mesmo em dia de chuva ela não deixou de nos impressionar. 
Como o João postou no facebook, só nós três (eu, ele e o Luiz) entendemos o que foi passar por aquele momento juntos depois de toda a preparação pro intercâmbio!



Torcendo para que a chuva não apertasse, entramos na fila e subimos. Estava um frio ABSURDO devido ao vento e à chuva. Mas nada disso atrapalhou nossa emoção. Fomos até o topo, tiramos muitas fotos, enfrentamos o clima e tudo passa pela nossa cabeça de novo, o quanto percorremos pra chegar até aqui. Engraçado.
 


Descemos, fomos comprar souvenirs e almoçar (meio tarde) para nos encontrarmos com o Bruno e Giulia, que ficaram por outra parte de Paris. De lá, fizemos umas comprinhas na Galerie Laffayette e vimos um protesto na frente da Ópera de Paris rs. Como o dia já estava acabando, partimos pro Arco do Triunfo para ver o pôr-do-sol e o início da iluminação da Torre. Subimos uma escada caracol infinita e chegamos. Foi demais! Vale muito a pena, recomendo passar o fim do dia lá de cima :)

 

 





Fomos ainda até o novo arco de Paris. Muito enorme e moderno! Pra voltar pra casa da Pati, ameaça de bomba no RER B! hahahaha Ficamos parados por volta de 45 minutos, mas logo os trens voltaram em operação.

Pra começar o domingo, nada melhor do que uma missa na Catedral de Notre Dame! Muuuito bonita mesmo, a melhor que já assisti até agora aqui na França. Tiramos fotos no jardinzinho ao lado, passamos pela ponte dos cadeados, Pont Neuf e entramos no Louvre de graça! Várias fotos na pirâmide e com a Monalisa (não chegamos a ver tudo, nosso tempo estava curto). E no almoço, fomos prum restaurante bem gostoso perto da Place de l'Italie com direito a presença do pessoal da Centrale Paris e degustação de escargot (sim, eu experimentei D: ).

 

 

 



Chegando no fim, fomos buscar as coisas na casa da Pati e ficamos com o João na gare, ele foi o primeiro a voltar pra sua cidade-origem. Foi triste, mas sabemos que vamos todos nos encontrar mais vezes!
A próxima a partir era eu. Andamos mais um pouquinho por Paris, passamos pela Université Paris-Sorbonne (e descobri sua importância hahaha).

O pessoal de Lille me deixou na gare, eles foram os últimos a irem embora.
Voltei pra Nantes, de mais um final de semana sensacional! Já estou com saudades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário