Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Primeiros dias

Me perdoem pela possível falta de detalhes desse post, escreverei de coisas que aconteceram há um mês!

Após termos deixado as malas todas na residência, os calouros (nós!) saímos com o Maurício para o IKEA, que é uma loja bem grande de móveis e artigos para casa. Compramos as coisas bem básicas somente e demos uma olhada geral na loja, pois em alguns dias o BDE iria nos levar lá para comprar coisas maiores e pesadas (eles iriam com uma van para trazer nossas compras!). Em resumo: aquela loja é o paraíso! Coisas bem bonitinhas, baratas e úteis!
Depois, demos uma passada no mercado que fica no mesmo shopping, novamente para comprar realmente o necessário para o primeiro dia (já estávamos carregando sacolas meio desajeitadas do Ikea rs).
E por fim, nossa janta do primeiro dia em Nantes foi pizza! Fomos na casa da Sté, nossa veterana carioca, e de lá pedimos pizza. Conhecemos alguns brasileiros que estão na école (outros ainda estavam por aí viajando!) e alguns franceses.


  




Na primeira semana, só tem estrangeiro na école. Eles dão um curso de reforço de matemática (que não é lá grande coisa) e umas aulinhas de francês. Fora isso, foi uma correria as primeiras semanas! Muitos documentos pra entregar, muitas burocracias para resolver, seguro saúde, assurance da moradia, CAF, cartão do tram (principal meio de transporte da cidade, é como um metrô de superfície), titre de séjour, inscrição na école, idas ao supermercado, organização do quarto... Fora o fato de ser tudo novo, sentir bastante falta das pessoas com quem convivíamos antes, ansiedade, medo... uma mistura enorme de sentimentos! Enfim, quase fiquei louca nos primeiros dias!

Os estrangeiros são os primeiros a chegarem na residência e, de pouco em pouco, os franceses vão chegando. Começa, oficialmente, o ano letivo na école. Tudo muito diferente! Aqui, cada matéria tem sua apostila e uma duração diferente. O calendário se altera toda semana, achei isso bom por não ter uma rotina exata, mas fica fácinho de se perder. Os professores são como no Brasil: alguns muito bons e outros são uma droga mesmo (tipo aqueles que só lêem a apostila na aula). Temos praticamente três tipos de aula de uma mesma matéria: Amphi, TD e TP.
  • Amphi: aula de anfiteatro, geralmente conhecida por aula-magna no Brasil. Metade dos alunos ingressantes (demi-promo) tem aula juntos num auditório onde o professor apenas expõe a matéria.
  • TD: Travaux dirigés. Basicamente, aulas de exercícios. Comparando com a UNICAMP, seriam as aulas de PED rs. O professor resolve exercícios e, muitas vezes, dá um pouco mais de teoria.
  • TP: Travaux pratiques. Simples definição: laboratórios.

O ritmo das aulas é bem louco. Os professores cospem a matéria e acham que você sabe de tudo já rs. O estou tendo/tive até agora:
  • Automatismes
  • Mécanique des milieux continus et discrets
  • Analyse numérique
  • Thermodynamique
  • Mécanique des fluides
  • Physique de la matière
  • Communication
  • Économie
  • Optimisation
  • Instrumentation capteurs
  • Analyse et modélation des produits industriels
  • Éducation physique

Voltando a falar da école: ela é linda!


 

Tudo bem, alguns pontos não são como eu imaginava! hahaha e pensava que o campus fosse maior também. Ela é toda organizada, com prédios quadradinhos e bem identificados. A coisa que mais me irrita: as janelas das salas de aula são MINÚSCULAS e a maioria dos professores deixa a porta fechada. Me dá um desespero de ficar naquela sala toda abafada, imagina como será no verão! rs


No fundo da école passa um rio (não me lembro o nome agora), é um ótimo e bonito lugar para caminhar. A residência fica a 5 minutos das salas de aula (leia-se "saio de casa às 07h55 sempre!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário