Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Final de semana em Lyon!

Lyon é uma cidade que pretendíamos visitar algum dia durante nossos dois meses em Vichy. E conseguimos \o/

Só demorou um pouco para irmos. Na verdade, estávamos esperando que nosso outro amigo da UNICAMP, o Avatar, chegasse na França para podermos visitá-lo (ele estava em Lyon fazendo curso de francês antes de ir para a école) e ter mais uma companhia na viagem. Como na viagem para a EuroDisney, fomos fazer a festa no mercado no dia anterior à viagem (gente, Eiffel é pobre no começo, acreditem! hahaha)

Lyon teve nossa presença nos dias 11 e 12 de agosto. Saímos cedinho de Vichy, por volta das 7h da manhã: eu, Luiz, João, Pati (é engraçado ter outra Patrícia no grupo rs) e Bruno (tudo UNICAMP, menos o Bruno que é agregado, da UFRGS rs).
Chegamos na Gare Lyon-Perrache, mas nosso querido amigo Avatar, por um problema de comunicação, nos esperava na outra gare de Lyon. As duas são próximas, foi fácil de nos encontrar!

 

A mère d'accueil do Luiz foi muito gentil e nos deu umas dicas para a viagem com vários lugares bacana para visitar. Ao chegar lá, fomos no ofi de tourisme e compramos um cartão, tipo um forfait, que nos dava direito, por dois dias, a entrada em todos os museus, metrô ilimitado, visita guiada a pé e uma visita guiada de barco. Dinheiro muito bem investido rs

Chegamos, visitamos alguns lugares, praças e ruas. Demos uma olhadinha nos rios que cortam a cidade e depois fomos ao "hotel" deixar nossas mochilas. E por lá acabamos almoçando todas as porcarias que trouxemos na mala rs. No período da tarde demos uma volta pela cidade, visitamos um museu de cinema e miniaturas e inclusive assistimos a um teatro de marionete. Esse foi muito bonitinho! Estava cheio de crianças, foi uma graça ver todas elas participando do espetáculo! *-*


 


 



Depois, voltamos para o hotel pra tomar um banho e saímos para jantar num tradicional Bouchon, um tipo de restaurante típico de Lyon onde você paga um valor e tem prato de entrada, prato principal e sobremesa. Eu não quis me arriscar muito nas refeições comendo coisas que não conhecia rs. Pedi uma salada lyonesa, que por sinal é MUITO, MUITO boa! E depois, um filé ao molho madeira com batatas e cenouras (gostei, mas o tempero é bem forte e característico).

 

 Depois de lá, fomos na visita guiada de barco. Muito top poder passear pelo rio a noite, num barco todo bonitinho e iluminado. E com amigos. Vimos muitos pontos da cidade, todos iluminados, bem coisa de filme. Após o passeio, fomos à um pub que os meninos que já estavam em Lyon conheciam e ficamos lá um tempinho antes de ir para o hotel num dos últimos metrôs do dia.





No dia seguinte, acordamos BEM cedo e tomamos o café da manhã no hotel. Como a diária acabava às 12h e não queríamos voltar para o hotel depois, levamos nossas coisas e deixamos na casa d'accueil do Avatar, para pegar só no final do dia antes de voltar para Vichy.

Segundo dia foi bem animado! Logo no começo da manhã, fomos na Basílica de Fourvrière. Tivemos que pegar um bondinho para subir até lá. A vista é maravilhosa! Dá pra ver a cidade toda de lá de cima! A igreja é sensacional também, tem uma catedral subterrânea em baixo da igreja principal! Só vendo mesmo pra acreditar o quão bela é aquela construção! Ficamos para participar da missa das 09h30, que foi a mais bonita que eu já vi até agora. Estavam presentes três padres, uma comentarista e o músico que tocava órgão. Muito bonita mesmo! Pena que o teto da basílica estava em restauração e completamente fechado, não pudemos ver...

 




Depois: ruínas do teatro Galo-Romano e museu dedicado à eles. Não estava sol, mas estava um calor absurdo, que queimava a pele. É uma sensação difícil de descrever, só passando mesmo! Foi divertido, subimos muitas escadas (cujos degrais são altos e estreitos rs). Mas é muito bonito, foi a primeira construção grande de muito tempo atrás que eu vi aqui na Europa!



Almoçamos no MickyDo (lê-se McDo, mas o Avatar já tinha encontrado um rato andando lá perto, então ficou o nome rs), andamos um pouquinho, fomos num pedaço da visita guiada a pé, tomamos banho na fonte, fomos no Museu de Belas Artes (Musée des Beaux Arts), de marionetes e da história da cidade. Compramos pêssego numa banquinha enquanto esperávamos o ônibus.


Por fim, fomos num shopping da cidade. As lojas estavam todas fechadas (exceto as de alimentação). A vista é muito bonita! E quase perdemos o ônibus pra voltar: eu, Luiz e Bruno corremos como uns loucos para não perder, já que fomos engraçadinhos de querer dar mais uma volta no shopping enquanto os outros já iam para o ponto. HAHAHAHAHA. E voltamos para Vichy no começo da noite. Valeu a pena!

E diga-se que eu QUASE perdi meu celular nessa viagem. Mas nem me preocupei, tem seguro :B


Nenhum comentário:

Postar um comentário