Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

O "14 juillet" e visita a Thiers

Não, não esqueci do blog!
Estou com uma vida bem corrida aqui em Vichy (uma correria bem boa, com muitos passeios e coisas legais para fazer :D)

Fazem duas semanas já, mas no dia 14 de julho ocorreu uma pequena festa aqui. Para aqueles que não sabem, é o feriado mais importante do calendário francês pois relembra a Revolução Francesa e a queda da Bastilha. Conhecido aqui como "Fête Nationale", esse dia promete diversas comemorações em várias cidades do país.

Alguns brasileiros foram para Paris para assistir os desfiles na Champs-Élysées e os maravilhosos fogos de artifício junto à Torre Eiffel. Confesso que foi uma proposta bem convidativa, já que sempre tive vontade de assistir a esta comemoração na capital francesa, mas a situação financeira de início de intercâmbio não permitiu rs (sim, teve gente que gastou mais de 200 euros nessa brincadeira de ir à Paris!). Há aqueles que foram assistir o espetáculo em Lyon, a terceira maior cidade francesa. Esse passeio foi promovido pelo Cavilam.

Eu e o resto dos brasileiros que optaram por não fazer nenhuma dessas viagens ficamos em Vichy. Houve um espetáculo de fogos muito bonito a noite, por volta das 22h30/23h (horário que anoitece!) perto do rio Allier. Estava bem lotado e foi muito, muito emocionante.

 


Tudo bem que não deve ter sido o mesmo show de Paris, mas só de ver aquela comemoração já começou a passar um monte de coisas pela minha cabeça, o quanto eu tinha sonhado em assistir aquilo em terras francesas. Foi demais!

Filmei parte do espetáculo, se tiverem paciência para assistir o vídeo abaixo eu recomendo. :D.



_____________

THIERS: A CAPITAL FRANCESA DA CUTELARIA

UNICAMP em Thiers!



Domingo, 15 de julho, eu e alguns unicampers fomos à Thiers. É uma cidade pequena que fica perto, cerca de 1h de ônibus, e é bem famosa pela cutelaria: a arte de fazer facas artesanalmente. É uma cidade com características bem marcantes da época medieval, as ruas são bem estreitas e inclinadas e as casas dão direto para a rua. Fizemos um pequeno tour de trenzinho turístico, uma graça! Conforme íamos passando pelos lugares, a visita era guiada com pequenas informações.

 



Também fomos ao Musée de la Coutellerie, um museu contando a história desses objetos e com peças incríveis e muitíssimo bem trabalhadas expostas. Pudemos também ver o maquinário utilizado na fabricação dos objetos, com uma demostração de utilização. Valeu muito a pena esse passeio!


  












Nenhum comentário:

Postar um comentário