Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Preparativos para a viagem [1]

Não escrevo aqui há pouco mais de um mês, e tanta coisa já aconteceu! Uma coisa agora é certa: daqui menos de dois meses eu estarei na França (como está passando devagaaar esse semestre! Estamos na metade, mas faltam muitas provas ainda rs)
O SEMESTRE NA UNICAMP
Eu não diria que está sendo o mais difícil, mas com toda certeza está sendo o mais estressante. Nunca torci tanto pra não pegar exame. Aliás, nem tem essa opção, se eu não passar pelas provas normais, vou bombar direto já que em julho (época dos exames) não estarei mais no Brasil :P E, querendo ou não, acabo me preocupando demais com isso.


CONFIRMAÇÃO DA BOLSA

Essa é a parte que mais me beliscou, falando que é verdade mesmo que eu irei pra França. No meio de abril chegou por email a tão esperada carta da Égide, dizendo que fui contemplada com a bolsa Eiffel. É nessa hora que a ficha deveria ter mais chances de cair, mas aqui ainda não caiu hahahah.


O VISTO

E não deu outra: depois do recebimento da carta de financiamento, começamos a dar entrada no pedido de visto. Na verdade, eu comecei um pouco antes, mas enfim...
O visto é uma coisa simples e complicada ao mesmo tempo. Complicada pelas várias burocracias. Antes de ir pro consulado fazer o pedido oficial de visto, todos os estudantes devem passar por uma etapa obrigatória antes, o Campus France. Pra gente que já tem vaga nas universidades francesas, o Campus France nada mais é do que uma etapa burocrática, rs.
Basicamente, você precisa preencher um dossiê eletrônico e enviar alguns documentos pelo correio. O dossiê é bem simples, embora um pouco demorado. No próprio site tem um guia explicando como fazer o preenchimento (e é bom segui-lo!). Depois de preenchido, basta enviar alguns documentos pelo correio, que inclui a carta da bolsa. A ansiedade por aqui foi tão grande que enviamos esses documentos no dia seguinte do recebimento da carta da Égide ;D. Etapa concluída, campos todos 'verdinhos' no site do Campus France, ou seja, estamos liberados para ir pro Consulado! (Assunto futuro, pois ainda não fomos lá).


A DATA DA VIAGEM

Frio na barriga. Está chegando... Recebemos um email da Égide (cada um em um dia diferente, o que nos levou a um 'desespero' que só quem passa entende rs) para tratar da nossa viagem de ida. A Égide é composta por várias delegações, e cada uma cuida de alguns alunos. A princípio, nós todos da UNICAMP tínhamos entrado em um consenso de escolher como partida o dia 30 de junho e repassamos esssa data para a Égide, que nos deu a opção de escolher a data de viagem. Maaaaaas, alguns dias depois, alguns receberam resposta falando que não poderiam ir no sábado (e chegar no domingo), fazendo então com que a passagem deles mudassem para o dia 29. E adivinhem a sorte, eu fui a única que não fui recusada para ir no dia 30. Aê! Mas não pensei muito, pedi logo para tentar mudar para dia 29 também e expliquei meus motivos. Nunca fui para o exterior e se tivesse a opção, não gostaria de ir sozinha (e, é claro, também queria ter alguém para retirar minhas malas da esteira do aeroporto! hahahahah). A moça da minha Égide inclusive pediu o nome dos meus colegas, pra tentar me alocar no mesmo vôo (foi bem simpática!). Agora é só esperar eles mandarem o ticket, rezando pra irmos todos juntos!


CARTEIRA INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO

Esse ponto foi bem polêmico entre os Eiffels da UNICAMP. Tenho certeza que muitos estavam com medo de tomar vacinas, rs.
Eu acabei tomando e pretendo pegar minha carteirinha internacional de vacinação, embora não seja necessária para a Europa (mas é essencial para viagens ao Egito, Oriente Médio, etc). O procedimento é simples: ter sido vacinado contra febre-amarela  há menos de 10 anos e ir à um posto da ANVISA com o comprovante de vacinação. Preciso adicionar isso na minha 'to-do-list'.

____________

COISAS PESSOAIS
Já comecei a fazer uma listinha das coisas que preciso levar por pressão da minha mãe, rs
E achei bom já começar a fazer, porque vamos lembrando das coisas de pouco em pouco e, mesmo assim, tenho certeza de que vou esquecer de algo! E tem sempre que lembrar que são 2 malas com 32kg cada. Será que vai dar?

Comprei as malas também, pois não tinha nenhuma grandona. Uma delas é muito muito muito bonitinha, da Penélope. Fico devendo uma foto pra por aqui! Me apaixonei por ela, mas acabou esgotando na loja :( Aí a linda da minha mãe comprou pra mim pela internet (awwwn <3)

Comecei a comprar também algumas coisas pra levar e já estou deixando separado.
____


Tenho conversado bastante com algumas pessoas que estão na França e estou muito satisfeita com a união do pessoal da UNICAMP :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário