Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Écoles Centrales? Duplo Diploma?

O que é um duplo diploma? O que são as Écoles Centrales? Como fazer parte disso tudo?


Esse vai ser um post mais explicativo e vou tentar responder as questões acima, já que muita gente interessada deve procurar essas informaçãoes por aí (pra aqueles que estão fazendo isso, deixo meus parabéns. É super importante conhecer bem essas respostas pra você ver se realmente é o que você quer e, principalmente, se preparar para conseguir!)



Duplo diploma nada mais é do que obter dois diplomas após terminar sua faculdade aqui no Brasil. Explico: um deles será obtido através de estudos em uma faculdade em outro país e o outro é da sua universidade brasileira. No meu caso, teria um diploma de engenharia da França e outro do Brasil (não sei se existe essa possibilidade para outros cursos). Mas, na maioria dos casos, os intercâmbios não dão direito ao diploma estrangeiro, isto é, você só consegue eliminar disciplinas na sua faculdade por já ter cursado em outro país. Por outro lado, nos programas de duplo diploma você sai com dois certificados mesmo e o tempo de estudo no exterior é de aproximadamente dois anos (depende do programa e da universidade pra onde você vai). Isso faz com que o tempo de duração do seu curso aumente um pouco mais (ou não, caso você consiga puxar matéria e dar conta de uns créditos a mais nos próximos semestres, rs). Seguindo a grade recomendada pela UNICAMP, aumenta-se, geralmente, um ano.


Funciona basicamente assim: você inicia o seu curso aqui no Brasil, dá uma pausa aqui e faz o tempo necessário numa outra universidade, volta pra cá e termina seus estudos (também é conhecido como "graduação-sanduíche", vocês já devem ter descoberto o porquê).


Falando um pouco aqui da UNICAMP e dos cursos de Engenharia, um das opções que nós temos de duplo diploma é com as Écoles Centrales. Mas o quê são elas? São cinco grandes escolas francesas pertencentes ao Intergroupe des Écoles Centrales, cada uma em um "canto" da França (Paris, Lyon, Nantes, Lille e Marseille) que têm convênio de duplo diploma com seis universidades brasileiras: UNICAMP, POLI-USP, UFRJ, UFRGS, PUC-Rio e UFC.

Todas as engenharias podem participar do programa, uma vez que a formação de lá é "engenharia generalista", onde teremos uma formação ampla independente do curso que estamos no Brasil (sim, os alunos de elétrica, química, alimentos, mecânica, etc. fazem as mesmas matérias). A duração é de dois anos, começando em setembro (o ano letivo na Europa começa no segundo semestre. E o verão também :P ), quando você estaria cursando o quinto semestre. As aulas? São tooodas em francês, então é mais que recomendado uma preparação no idioma. Eu sinto que comecei a fazer isso um pouco tarde (Je viens de commencer à étudier le français :P ) comecei em setembro/2011 e todos sabemos que francês não é tão trivial quanto inglês (embora seja muito mais bonito!).



Para ser selecionado a ser um Centralien (nome dado aos estudantes das Écoles Centrales) é um processo bem simples e tudo vai depender do quanto você se dedica e gosta de estudar. Você tem que ser um ótimo aluno com ótimos rendimentos. Esse é o primeiro passo para poder participar do processo de seleção, uma vez que seu CR (coeficiente de rendimento) e CRP (coeficiente de rendimento padrão) são levados em consideração para te selecionar para a entrevista (pelo menos aqui na UNICAMP funciona desse jeito).

Todo esse processo é feito durante o quarto semestre acadêmico e a divulgação é feita por email (esse ano chegou pelo email da FEEC, não divulgaram pela DAC! Portanto, atentem-se ao email fornecido pelo seu instituto!).
A documentação exigida para essa primeira parte é relativamente simples: um currículo, histórico escolar da universidade e uma carta de motivação (que para mim foi a coisa mais complicada). A universidade, então, recolhe esses documentos e, a partir do CR e CRP, seleciona alguns alunos para a entrevista com o comitê francês (um representante de cada École).



Escrevi bastante nesse post! No próximo, contarei um pouco sobre a entrevista e alguns resultados.

Au revoir :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário